Adventure de papel

Eu já jogava jogos de adventure antes mesmo de ter um computador. Quando era mais novo eu fazia meus próprios jogos de papel, cartolina, etc. Desenhava tabuleiros, fazia dinheiro mapaquadriculado_exemplo2cenográfico, cortava peças a partir de caixas de ovos, etc. Vários desses jogos eram “baseados” em jogos que já existiam mas outros foram inventados por mim mesmo.

E um deles era um adventure. O jogo era baseado em um tabuleiro quadriculado contendo um mapa desenhado e colorido. O mapa era em geral, de alguma região pequena com obstáculos, estradas, casas, bosques, rios, pontes, etc. Um jogador (mestre) usaria o mapa para distribuir objetos nos quadrados e o outro jogador (jogador) ficaria de costas para o mapa, sem ver a distribuição de objetos, e daria instruções para o mestre para jogar. As instruções seriam norte, sul, leste, oeste, abrir porta, pegar objeto, olhar para o sul, etc. O mestre usa o mapa para controlar o jogo e mover o peão do jogador de acordo com as instruções. O desenho ao lado não é meu mas é um bom exemplo do que seria um tabuleiro.

O objetivo do jogo depende do mestre, podia ser buscar um tesouro, encontrar três objetos iguais, etc. Era possível inclusive jogar com mais de um jogador, começando em pontos diferentes por exemplo.

Além de estimular a memória, o jogo ajuda a criar uma boa noção de direção.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s