Não assistam videos no facebook!

freebootingNão assistam videos no facebook! O facebook não respeita copyright dos autores dos vídeos e permite que usuários façam upload de vídeos obtidos de outras fontes no site. Isso faz com que o vídeo seja disseminado pelo site sem que os autores recebam nada por isso. Isso se chama freebooting e é um tipo de pirataria de direitos autorais. Além disso quando autores reclamam com o facebook, dificilmente os videos são retirados do ar e não recebem nada pelas visualização de seus vídeos. Além disso o facebook lucra horrores com a publicidade mostrada. Outros sites pagam os autores quando a publicidade é visualizada nos vídeos, como youtube.

O que fazer? Procure o vídeo em outra fonte e assista lá (youtube, vimeo, etc). Se quiser ajudar ainda mais, denuncie o conteúdo no facebook, tire um screenshot da tela e mande para o verdadeiro autor para que ele possa tomar providências.

Isso prejudica canais populares do youtube onde os autores realmente recebem para prover conteúdo interessante! Abaixo estão alguns links a respeito:

http://en.wiktionary.org/wiki/freebooting Verbete de “freebooting” no wikionário
https://www.youtube.com/watch?v=L6A1Lt0kvMA Vídeo do Dustin do Smarter Every Day a respeito (ele foi uma vítima)
http://sourcefed.com/how-facebook-freebooting-is-screwing-over-your-fave-youtubers/ Outro site que explica bem o que está ocorrendo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s