Jogos antigos

Deathmaze3Dizem que não se deve retornar a um restaurante onde se comeu um prato excepcional. O risto é se decepcionar na segunda visita. A mesma idéia se aplica a jogos antigos. Com o avanço gigantesco na tecnologia de computadores pessoais, os computadores antigos parecem aparelhos muito mais velhos do que realmente são. O mesmo ocorre com os jogos.

Mas eu discordo. Volto em restaurantes e rodo jogos antigos para satisfazer minha nostalgia. Ainda hoje, nem sempre o melhor gráfico, roteiro definem o melhor jogo. Um exemplo recente é o MineCraft, jogo de “baixa resolução”, sem objetivo definido e altamente viciante. Vendeu tanto que a microlixo comprou e o Notch (sujeito que programou o jogo sozinho) ficou bilionário.

Da mesma forma, jogos antigos que eram interessantes anos atrás continuam interesssantes hoje em dia. Acordei hoje me sentindo dentro de um labirinto 3D construído a partir de vetores de fósforo verde. É o Deathmaze 5000 que joguei em um TRS-80. Um micro de 8 bits baseado no Z-80 rodando a 1,5Mhz com 48Kbytes de memória RAM. Hoje um telefone tem 5000 vezes mais memória!

Qualquer dia rodo o jogo novamente em um emulador. Ainda não cheguei no final!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s