The Imitation Game

theImitatinoGameOntem fomos assistir o “The Imitation Game“, filme que conta sobre a vida de Alan Turing e sua enorme contribuição para a humanidade construíndo uma máquina capaz de quebrar o código de criptografia nazista usado durante a segunda guerra mundial. Estima-se que a máquina que Turing construiu (chamada bombe) encurtou a segunda guerra mundial em 2 a 4 anos porque os aliados podiam interceptar e ler as mensgens cifradas nazistas.

Apesar do filme ser inglês, assistimos dublado em francês. Conseguimos entender praticamente tudo porque a dublagem foi feita em francês da França e não do Quebèc. O último filme quebecois que vimos (Mommy) sem legenda, não entendemos nem 5% do que foi dito. Foi pior que filme mudo.

No filme não fica claro, mas o título do mesmo se refere a um artigo publicado pelo Turing em 1950 onde ele propoe um teste para verificar se computadores conseguem pensar, já que não existe uma definição exata do que seja “pensar”. O teste é basicamente colocar uma pessoa conversando (através do teclado) com um interlocutor que pode ser uma outra pessoa ou pode ser um programa (computador). A pessoa precisa conseguir identificar se está conversando com um humano ou um programa.

Em 2014 em uma conferência na universidade de Reading, um programa desenvolvido pelo russo Eugene Goostman conseguiu enganar mais de 33% dos testados. Mas já existiram antes dele outros programas que imitavam pessoas, como o Eliza de 1966.

+100 XPs (francês!)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s