Cachoeiras congeladas

niagaraCongeleHoje foi um dos dias mais frios do inverno até agora. Fez -30C pela manhã! Aí eu vi a notícia (mais fotos) de que a cachoeira do Niagara no inverno fica muito bonita porque congela! Imaginem uma cachoeira congelar! A cachoeira não congela 100%, porque a água do rio precisa continuar descendo, mas só uma parte congelada já um coisa incrível. Realmente é muito bonito!

Interessante é que mesmo sem congelar toda, mas cachoeiras acumulam gelo na frente da queda d’água. Por isso que aparecem essas formas arredondadas sobre o leito do rio, mas não são pedras. No verão só tem a água caindo.

As cataratas do Niagara dividem os EUA do Canadá e existem cidades com esse nome em ambos os lados da fronteira. Você pode inclusive atravessar a pé a fronteira por uma ponte. montmorencyCongelePara os americanos e canadenses é tranquilo porque ambos tem entrada livre em ambos os países, mas a maioria das outras pessoas precisam de vistos.

Outra cachoeira que congela por aqui, mais alta que a Niagara mas com menor volume de água é Montmorency, ao norte da cidade de Quebéc. A água congelada acumula na frente da cachoeira todo ano da mesma maneira. Os quebecois apelidaram o morro de neve e gelo de pão de açucar! Algumas pessoas sobem o pão de açucar para escorregar.

A cachoeira fica num parque muito bacana. Tem um ponte para atravessar o topo da queda d’água a pé e escadas para descer ao lado da cachoeira. Tem também um bondinho para descer e subir para quem não quiser (ou não pode) andar muito. A foto ao lado mostra o pão de açucar diante da cachoeira. Notem o tamano das pessoas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s