Vida sem carro

lifewithoutcarDesde que saímos do brasil não temos mais carros. Ano passado tínhamos dois carros (um para cada) mas eu já não usava o meu para ir ao trabalho. Preferia ir de ônibus e ganhar tempo lendo ao invés de digirir naquele inferno de trânsito. Era bem menos estressante. Quando saímos de lá vendemos ambos os carros e não compramos outro aqui. E nem pretendemos. Montreal é uma cidade que dependendo do lugar onde mora, você não precisa de carro. Existem bairros (bem mais afastados) que sem carro seria mais complicado, mas onde moramos é ótimo. Temos tudo perto inclusive metrô.

No blog de montreal saiu um post hoje falando que é stupidez ter um carro morando nessas áreas. Justificam com 10 motivos:

  1. Estacionamento é muito complicado e o povo aqui paga muita multa por causa disso. É que além das vagas serem poucas, o cidadão tem que ficar atento aos dias que não pode parar, hidrantes, garagens, etc.
  2. Gasolina cara. Bom mais caro que no brasil não é! Mas é mais caro que nas outras províncias e com certeza mais cara que nos EUA.
  3. Motoristas loucos. Mais do que BH não são! Além de muito, mas muito mais mal educados.
  4. Mãos únicas. O centro de BH também é recordista em mãos únicas.
  5. Ruas caindo aos pedaços. As ruas daqui são tapetes se comparadas as de BH.
  6. Buracos, idem.
  7. Transporte público de qualidade. Já comentei aqui.
  8. Compartilhamento de carros. Aqui existem empresas em que você se cadastra e pode compartilhar um carro. O carro não é seu, mas basta reservá-lo, achá-lo, passar o seu cartão no parabrisas e sair dirigindo. Nem precisa abastecer e você paga por minuto no cartão de crédito. A Car2Go tem quase 300 Smarts só em Montreal. Além disso tem um site que você pode pedir carona. Vc cadastra e sem alguém estiver indo pro mesmo lado pode te oferecer uma carona. As vezes você contribui com a gasolina.
  9. Bicicletas! Montreal é das bicicletas, tem ciclovia pra todo lado e ainda tem serviço de aluguél público de bicicletas.
  10. Caminhar! Montreal é basicamente plana e é um prazer (além de seguro!) caminhar pela cidade.
  11. Aluguel de carros (esse item é por minha conta). Quando precisamos de carro (no dia do ski), nós alugamos. Saiu tudo por menos de CAD$40 e andamos cerca de 60Km.

Até agora só senti falta de carro pra ir esquiar e pra ir no zológico (que ainda não fomos). Mas não pretendo comprar carro aqui, é um custo/benefício muito alto.

País desenvolvido não é aquele que pobre anda de carro, é aquele que rico anda de transporte público“.

+300 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s