Boeing B-314 Clipper

b314Estou lendo o livro Night over Water do Ken Follett que é uma história fictícia do último voo civíl do Boeing B-314 Clipper sobre o atlântico da Inglaterra até os EUA em 1939, logo antes da segunda guerra mundial.

Apesar de ser um livro de ficção, o Ken Follett sempre surpreende com a sua capacidade de colocar o leitor dentro da narrativa com a sua riquesa de detalhes. É obvio que ele deve ter feito muita pesquisa a respeito desses aviões e do serviço da (falida) Panam, ou Pan American.

Achei muito interessante a história desses hydro aviões super luxuosos e fiquei fascinado. Só foram fabricados 12 deles e nenhum sobreviveu até hoje (porque foram desmontados). A tecnologia durante a guerra evoluiu rápido e em 1945 esse tipo de avião já era obsoleto. Segundo algumas leitura na internet, o luxo oferecido abordo ainda não foi igualado nos aviões modernos! Só para ter uma idéia, os passageiros faziam suas refeições sentados em uma sala de jantar a bordo com três mesas e doze lugares! O serviço de bordo era comparado a um hotel quatro estrelas e a noite haviam camas para todos dormirem deitados. Como a cabine não era pressurizada, as janelas eram maiores e a tripulação tinha acesso ao avião todo, inclusive os motores.

Antigamente voar fazia parte da viagem e as pessoas aproveitavam o tempo a bordo e devia ser bem divertido. Hoje voar de avião é mais um transtorno a bordo de umas latas de sardinha desde a hora de comprar passagem até chegar ao seu destino preocupado se sua mala foi roubada ou extraviada.

+100 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s