Canal Lachine

lachinecanalO canal Lachine é um canal navegável construído em Montreal paralelo ao rio Saint-Laurent para permitir a navegação sem interrupções de embarcações através do rio. A cidade de Montreal, surgiu em parte devido ao fato dos barcos que transportavam mercadorias terem que aportar nesta área para descarregar os produtos para continuarem a viagem em outro barco, rio acima. O problema é que justamente em Montreal o rio Saint-Laurent possui uma série de corredeiras que podiam destruir as embarcações da época. Por causa disso a viagem de barco era interrompida neste ponto e os barcos não cruzavam as corredeiras.

O canal Lachine, construído em 1821, usando comportas permitiu aos barcos passarem por fora das corredeiras em ambos os sentidos e deve ter proporcionado uma economia de tempo enorme nos transportes. O canal tem quase 15Km de extensão, tem sete comportas de seis metros de largura e 1,5 metros de profundidade.

Sábado depois de visitarmos o mercado Atwater (o edifício com a torre na foto), fomos passear na margem do canal que parece mais um parque público da cidade com grama, bancos, um ponte de pedestres e uma ciclovia super movimentada. Tem até placas de pare na ciclovia para indicar a preferência e evitar batidas! O lugar é muito agradável e estava cheio de gente fazendo picknics.

+90 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s