Extorsão pela internet

cryptolockerExtorção pela internet é um crime que está cada vez mais comum. O telejornal de Montreal veiculou uma reportagem sobre isso umas duas semanas atrás porque a prefeitura de uma pequena cidade do Quebèc foi vítima de um desses softwares e teve que pagar algo em torno de CAD$5000 para receber uma senha para conseguir descriptografar os arquivos da folha de pagamento da prefeitura!

Teve um outro caso de uma mãe que perdeu todas fotos digitais do filho e vídeo do nascimento da criança. Ela chegou a pagar CAD$2000 pela chave mas os criminosos resolveram pedir mais dinheiro antes de liberar a chave. E mesmo depois de conseguir a chave, não recuperou os arquivos.

Segundo essa reportagem de out/2014, mais de 830 mil computadores já foram infectados. Os criminosos estão tão caras de pau, que estão criando anúncios em sites como Yahoo oferecendo algo para o usuários clicar e baixar o cavalo de tróia!

O programa é um cavalo de tróia: ele engana o usuário a fazer download achando que é uma coisa mas na hora que o usuário executa, ele se instala. Uma vez instalado, o programa criptografa e apaga todos os arquivos da pasta de documentos e manda a senha para os criminosos. Aí ele exibe uma tela avisando que todos os arquivos estão “sequestrados” e para recuperá-los é necessário pagar uma quantia (USD$1000) em bitcoins para receber a chave.

Como os algoritmos de criptografia são muito seguros, não é possível quebrar a chave por força bruta. O problema é que pagar o resgate da senha também não é garantia nenhuma de receber a chave de volta. Como todos os pagamentos são feitos em bitcoin, não é possível rastrear os criminosos e nem saber de onde estão operando. A polícia sempre recomenda: não pague porque não há garantia de recebimento da chave!

E o que fazer para se proteger? As mesmas medidas tomadas para se proteger de vírus! Instalar um bom anti-virus, um bom firewall e mantê-los atualizados, não baixar porcaria e nem software pirata da internet, só instalar software confiável. Não clique em anúncios de internet, não abra arquivos anexos de email (mesmo que recebido de alguém conhecido!) Uma outra alternativa é usar Mac ou Linux. Os cavalos de tróia infectam windows. Mac também são visados mas são bem mais difíceis de serem infectados. Não vou recomendar software porque o melhor anti-virus e firewall mudam de tempos em tempos.

Outra medida muito importante é fazer backup! Aquela cópia de segurança dos seus arquivos e que ninguém faz! Backup é bom para evitar outros problemas: como HD estragado, notebook roubado, etc. Agora backup precisa ser feito de forma automática e transparente para o usuário. Se o usuário tiver que manualmente fazer backup uma vez por semana, em pouco tempo a preguiça vence. Existem vários programas que fazem cópia de arquivos para outros computadores de forma automática.

Se o usuário tiver backup dos seus arquivos, caso seja vítima de um sequestro digital, basta apagar tudo, reinstalar o computador do zero e ficar livre de um enorme prejuízo.

+90 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s