Festival de Tulipas

festivaltulipasFomos ontem ao festival canadense de tulipas em Ottawa, a capital. Alugamos um carro com um outro casal de amigos e fizemos um bate e volta no mesmo dia. Ottawa fica a umas duas horas de carro de Montreal e as estradas são ótimas.

As tulipas florecem no início da primavera e são espalhadas em vários locais pela cidade. Mas o local principal, onde ficam a maioria das tulipas é o Commissioner’s Park. A cidade oferece um shuttle de meia em meia hora entre o parque e o centro ao custo de CAD$2.

As tulipas fazem parte dos presentes enviados pela Holanda para o Canada em agradecimento a libertação do país na segunda guerra mundial e a estadia que a realeza holandeza recebeu no Canadá nesse período. Existem placas explicativas no parque contando tudo em detalhes, inclusive o fato de que o quarto do hospital em que a rainha deu luz a princesa holandesa foi transformado em território holandez para que ela não perdesse a linha sucessória ao trono. Será que tinha um oficial de imigração na porta do quarto?

No parque as tulipas são distribuídas em vários canteiros, normalmente separados pelas cores e formatos das tulipas (que são bem variados). O parque é muito bonito! Fica a beira do lago Dow’s, tem várias esculturas e também tem lanchonetes. Para o festival ainda instalaram vários food trucks e carrinhos com lanches e sorvetes.

Depois de tirarmos umas duzentas fotos no parque das tulipas seguimos para o centro da cidade almoçar e passear pelo parlamento e arredores. A cidade estava bem cheia de turistas e vimos duas noivas tirando fotos perto do Hotel Chateau Laurier. Descobrimos um pequeno parque que não conhecíamos chamado Major Hill’s Parc atrás do hotel que também tinha tulipas e uma vista excelente do parlamento e Gatineau. Gatineau é uma outra cidade que fica do outro lado do rio Rideau. Gatineau fica na província do Quebèc e Ottawa na província de Ontario.

Demos uma volta pela Sparks Street, que é uma rua de pedestres e depois sentamos em um banco do Monumento e Memoria de Guerra para dar uma descansada. Aí surge do nada um soltado tocando uma gaita de fole para o final da guarda. Ficamos vendo o pequeno desfile até eles irem embora.

+250 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s