Revolução Tranquila

jeanlessageA revolução tranquila foi uma período em que o Quebèc sofreu várias mudanças sócio-políticas e sócio-economicas. O período começou com a morte do então primeiro ministro provincial Maurice Duplessis, conservador e com laços fortes com a igreja católica. O seu mandato é conhecido como grande escuridão por causa do conservadorismo, nepotismo e corrupção. Depois da sua morte o primeiro ministro liberal Jean Lessage foi eleito em 1960 porque o povo queria mudança.

As principais mudanças foram na área da educação, saúde e previdência social. A educação e saúde ficavam nas mãos da igreja católica e haviam mais de 1500 conselhos educacionais diferentes. Com a revolução tranquila, foram secularizadas e dois novos ministérios provinciais foram criados para gerenciar essas áreas. A previdência social foi reestruturada e posteriormente serviu como base para o resto do Canadá.

Após a resolução tranquila, o Quebèc teve um crescimento social econômico enorme, e que infelizmente desde então, único na sua história. Depois dessas mudanças e como consequência desse desenvolvimento econômico, a província começou em 1976 seu movimento separatista, mas isso é conteúdo para outro post.

Uma consequência social interessante da revolução tranquila é que os palavrões usados por aqui são relacionados a religião. Óbvio que as mudanças foram muito além disso e todo dia vemos mais um detalhe da história do Quebèc influenciada por essa mudança.

+120 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s