Eleições federais canadenses

canadafederalelections2015Essa semana estão ocorrendo as eleições federais canadenses. Escrevi “estão ocorrendo” foi os canadenses tem ao total cinco dias para votarem. O último dia é segunda-feira 19/10 mas eles já tiveram os dias 9,10,11 e 12 de outubro para votarem também. Detalhe que os dias de eleição são dias úteis normais e os cidadãos podem votar das 09:00 da manhã as 21:00 e o voto não é obrigatório.

As eleições são federais e por isso serão eleitos os membros da câmara dos comuns por voto direto e o primeiro ministro por voto indireto. O sistema de governo canadense é uma monarquia constitucional.

O primeiro ministro atual é o Stephen Harper, conservador e o candidato mais cotado para ganhar as eleições é o Justin Trudeau, liberal. Ele ganhou votos depois que a economia do Canadá deu uma desacelerada por causa da queda dos preços do petróleo. O governo atual investiu pesado em extração de petróleo de xisto betuminoso. A extração de xisto gasta quase a mesma quantidade de energia extraída.

O bloco quebecois não chega nem perto dos canditados mais importantes nas eleições federais. Inclusive esse ano o partido quebecois mudou seu lema de “separar o Quebec do Canadá” nas propagandas políticas por causa da derrota avassaladora que a Pauline Marois sofreu em 2014. Eles perderam (segundo o The Globe and Mail) porque houveram rumores de outro referendo separatista da província do Quebec, por causa dos “valores do Quebec” para redução da visibilidade de símbolos religiosos e do inglês e por causa de corrupção no governo.

+30 XPs

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s